Pais e responsáveis se assustam quando pedem o “feedback” das sessões para as crianças ou até quando entram no consultório da psicóloga e percebem a quantidade de brinquedos que têm por lá. Uma dúvida surge: Como funciona a Psicoterapia infantil? É só brincadeira?
Na Psicoterapia do adulto, alguns recursos lúdicos são utilizados, mas predomina como instrumento psicoterapêutico o recurso da fala.
Com a criança, acontece o inverso.
Explicando de uma maneira simples, a ludoterapia, uma técnica psicoterapêutica de abordagem infantil, visa o brincar como forma de expressão da criança, já que a brincadeira é um meio de expressão natural da própria criança, conseguindo assim acessa-la e auxiliá-la a superar os desafios vivenciados.
Em outras palavras, a criança ou adolescente, quando vai para a psicoterapia, vai utilizar o brincar como forma de expressar o que a incomoda, aquilo que não consegue externar.
Na ludoterapia podemos utilizar vários recursos, a exemplo de jogos de tabuleiro, desenho, contação de histórias, massinha de modelar, bonecos, entre outros.
Assim, a criança precisa se sentir bem no ambiente, para passar o que a aflige.
Comments